Lisboa, Funchal e Albufeira são líderes em Turismo

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking de 2015 revelou que Lisboa, Funchal e Albufeira são as grandes líderes da categoria Turismo e o Algarve alberga as melhores marcas de Turismo em Portugal.
O documento avalia a performance e a atractividade dos 30Restauração municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).
Na categoria Visitar, Lisboa concentra sete municípios, seguida do Algarve com seis e um no Alentejo, sendo por isso as regiões mais representativas do turismo em Portugal.
De acordo com o ranking, este facto não se deve “apenas à taxa de ocupação hoteleira bastante acima da média regional mas também ao volume de Digital Demand (procuras online por temas no município) “que se regista em municípios costeiros e históricos”.
Os municípios algarvios dominam 5 dos Destinos primeiros lugares deste Ranking, sendo encabeçados por Albufeira no 3º Lugar, com Portimão, Tavira e Lagos entre o 6º e Restauraçãoº lugares e Faro em Destinosº lugar.
O Norte de Portugal está representado por 5 municípios, sendo o Porto o que melhor posição obteve desta região com o 4º Lugar. Portugal insular está representado por dois municípios da Madeira e um dos Açores, sendo o Funchal o melhor classificado com a 2ª posição.
Segundo explica Filipe Roquette, director geral da Bloom Portugal, em comunicado, “a marca é o principal activo de que cada município dispõe. Como tal, deve ser estudada para depois ser gerida e potenciada. Através destas três dimensões, conseguimos aferir, de forma tangível, esse potencial.
Nesse sentido, acrescenta o responsável, “acreditamos que, com esta análise, temos a capacidade para ajudar os municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na percepção da imagem que estes têm no resto do País e internacionalmente”.
S.C.F.