Lisboa: RevPar e Average subiram em Agosto

RevPar e Average subiram em todas as categorias de hotéis na cidade de Lisboa no mês de Agosto face ao período homólogo do ano passado. Já a ocupação apenas registou valores homólogos positivos nos quatro estrelas. Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Observatório do Turismo de Lisboa.

Em termos de ocupação por quarto, a média da cidade cifrou-se em Agosto nos 87,32%, o que, comparado com o mês homólogo do ano anterior, representa um ligeiro decréscimo de 0,7%. Os resultados foram puxados para baixo pelos hotéis de 3 estrelas que protagonizaram uma quebra de 2,9% para uma ocupação média de 91,05%, e pelos 5 estrelas que apresentaram uma redução de 2% para 76,48%. Os 4 estrelas foram os únicos a subir neste indicador: +0,6% para 91,59%.

No acumulado do ano a ocupação média da cidade aumentou 5,3% para 75,93%, com as subidas a abrangerem todas as categorias de hotéis em análise. De sublinhar o aumento de 10,6% protagonizado pelo 5 estrelas (para 68,50%) que contribuiu em muito para a média da cidade.

Em matéria de Average (Preço Médio por Quarto Vendido), o mês de Agosto representou uma subida de 9,2%, repercutida num preço médio de

82,29 euros. As unidades de cinco estrelas assumem o aumento mais relevante (+11,6%), materializado num preço médio de 130,32 euros. Neste indicador as subidas abrangeram todas as categorias, tanto no que se refere ao mês de Agosto como ao acumulado do ano

Ao nível do RevPar (Preço Médio por Quarto Disponível) foi registada uma subida de 8,5% face ao mês homólogo do ano passado, para 71,85 euros, com as unidades de cinco estrelas a contribuírem com o maior aumento: + 9,4% para 99,67 euros. Também neste indicador os aumentos foram uma constante nas três categorias de hotéis analisados, não só em termos do mês de Agosto como do acumulado dos oito primeiros meses do ano.