Lucros da Meliá ultrapassam os 20 milhões de euros no 1º semestre

A Meliá Hotels International ganhou 20,3 milhões até Junho, o que representa um aumento de 224% em relação ao mesmo período de 2014, registando um crescimento de 19% nas receitas e de 22,1% no EBITDA.

O crescimento das vendas online através do canal melia.com (+ 27% até à data) foi impulsionado pela crescente digitalização dos negócios no âmbito do projecto ” MeliaDigital “, que já representa o primeiro canal de vendas do Grupo. O Melia.com oferece um perfeito complemento do negócio da cadeia hoteleira internacional em estreita colaboração com as principais agências de viagens e operadores turísticos.

Em particular, o grupo congratula-se com a clara recuperação das margens, que com um crescimento global de 323 pontos Basic, melhoraram em todas as áreas de negócio, e impulsionaram a redução da dívida líquida, que permitirá cumprir o objectivo de desalavancagem financeira, e continuar a reduzir os custos de financiamento. Os resultados financeiros registaram, assim, uma melhoria de 45% e o cash flow cresceu 30 milhões de euros.

Reforçando a mensagem da forte expansão internacional, a cadeia hoteleira assinalou um importante ritmo de aberturas – 9 hotéis em 2015 e assinatura de contratos para mais 14 hotéis e serem incorporados na companhia. A carteira do Grupo ascende actualmente a 377 hotéis (cerca de 98.000 quartos), dos quais 316 estão operacionais e 61 em processos de abertura nos próximos anos. A Meliá Hotels International ressalta que continua em expansão em Cuba, onde estima contar com 15 mil quartos em operação em 2018.

C.M.