Madeira adia Festa da Flor e cancela Festival do Atlântico

O Governo Regional da Madeira decidiu adiar a Festa da Flor de Maio para Setembro, decorrendo em paralelo com a Festa do Vinho da Madeira. Por outro lado, o Festival do Atlântico, que deveria acontecer em Junho, foi cancelado.

Em consequência dos impactos negativos que a pandemia do Covid-19 está a provocar no destino Madeira e nos seus mercados emissores, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Turismo, decidiu reajustar o Calendário de Animação Turística 2020 na região.

Uma das alterações reside no adiamento da Festa da Flor, de Maio para Setembro, uma recalendarização que faz coincidir este importante evento turístico com a Festa do Vinho da Madeira que sempre decorre no mês das Vindimas. Ambos os eventos viram a sua programação reorganizada para que entre os dias 3 e 27 de Setembro decorram as duas festividades e a animação na região seja uma constante ao longo do mês.

O secretário regional de Turismo e Cultura considera que a junção dos dois eventos “vai potenciar um momento muito importante para a Região a nível turístico”, entendendo que tal permitirá que o mês de Setembro “seja o grande momento de relançamento do destino Madeira junto dos mercados de origem de turistas, quer nacionais, quer internacionais”, lê-se no site do Governo regional.

“O efeito pretendido decorre da necessidade de impor ao mercado um grande acontecimento que constitua a viragem de uma página face à crise em que nos fez mergulhar o Covid-19”, afirma Eduardo Jesus, que acredita que estes eventos “devolvam a confiança do mercado, o bem-estar e a alegria às pessoas, residentes ou visitantes”.

A Secretaria Regional de Turismo decidiu ainda cancelar a edição de 2020 do Festival do Atlântico, que habitualmente se realiza em Junho, já que, “a realidade que ainda vivemos da pandemia do Covid-19 não se coaduna com a característica do Festival”, lê-se na mesma nota.

Nos eventos marcados para o último trimestre do ano não houve alterações, pelo que o Porto Santo irá viver o seu Festival de Colombo entre 23 e 27 de Setembro e a Madeira realizará o Festival da Natureza de 6 a 11 de Outubro, seguindo-se, a partir de 1 de Dezembro, as festividades do Natal e Fim de Ano.