Madeira apresenta resultados 2014 na BTL

A região de turismo da Madeira apresentou durante a BTL, numa conferência de imprensa, os dados relativos ao ano de 2014, que apontam para uma subida em todos os indicadores.
A apresentação foi feita pela secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira Conceição Estudante e a directora regional, Carmo Fontes, e demonstra que relativamente ao ano de 2014, e segundo os dados da Direcção Regional de Estatística, que já estão fechados até Outubro, no que respeita ao número de hóspedes houve um aumento de quase 6%, de 4,Produtos e Serviços% nas dormidas, ficando acima dos 6 milhões, e “a nível de proveitos um crescimento de Cruzeiros,1%, que para nós é o indicador mais interessante, porque é um indicador que está a subir a uma velocidade surpreendente”, afirma a secretária regional de turismo Conceição Estudante, na conferência de imprensa. O Revpar crescimento de 6,6% e a taxa de ocupação também cresceu, “estamos acima dos 62%, num movimento que já se verifica ascendente desde o ano anterior e que a acreditar nos primeiros números deste ano iremos ultrapassar durante o ano 2015.” No que diz respeito aos passageiros nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, houve um acréscimo de 4%, para mais de 2,5 milhões, “ainda que o número de movimentos de aeronaves tenha sido inferior, mas as aeronaves são maiores e o número de passageiros é superior”, afirmou a secretária regional. Já os portos do Funchal e da Madeira registaram uma subida ligeira no número de passageiros, de 0,5%.
Os dados sobre os principais mercados para a Madeira mantém-se praticamente idênticos, apenas com a França aumentar ligeiramente 3%. A Alemanha e o Reino Unido estão nos dois primeiros lugares, com um crescimento de Restauração,2 e Restauração,Restauração% respectivamente, já Portugal teve um crescimento de Destinos,4%, ocupando o terceiro lugar nos mercados emissores para a Madeira.
“É muito saudável nesta BTL voltar a saudar o mercado português e esperar que este ano seja a confirmação desta retoma e desta melhoria”, sublinhou Conceição Estudante. Os mercados emergentes são Polónia, com um crescimento de 31,2% (quase 2Produtos e Serviços mil turistas por ano) nos hóspedes e 2Restauração,2% nas dormidas, Brasil com aumento de 5% nos hóspedes e 2,5% nas dormidas. Já a Rússia é o único mercado emergente em queda, com -25,Restauração% de hóspedes e -26,1% de dormidas, que Conceição Estudante justifica com a retirada do voo S. Petersburgo – Lisboa.
M.P.C.