Madeira no mapa dos grandes eventos desportivos internacionais

A Região ganha um novo destaque mundial ao ser anfitriã da sexta etapa deste ano da Extreme Sailing Series, prevista para os dias 22 a 25 de Setembro. Aliás, tal como sublinhou o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, “esta é uma oportunidade única para colocar a Região no mapa dos grandes eventos desportivos internacionais, reforçando a sua notoriedade também neste campo e atraindo novos públicos”.

É neste sentido que a Direcção Regional do Turismo, a Associação de Promoção da Madeira e a Associação Regional de Vela está a acompanhar, de perto e in loco, em Hamburgo, a 4ª etapa da Extreme Sailing Series, aquele que é um dos três maiores eventos de vela do mundo, a par e passo com a Volvo Ocean Race e a America’s Cup.

O objectivo desta participação activa e representativa das várias entidades envolvidas na organização da recepção desta prova na região, é conhecer a realidade e o ambiente que é vivido no evento para que a Madeira possa preparar-se, antecipada e convenientemente, para o seu maior sucesso, nesta que é a primeira vez que o destino recebe uma competição desta natureza e com esta envergadura, conforme afirmou Kátia Carvalho, directora Regional do Turismo.

A Madeira apresenta condições favoráveis à prática de actividades na natureza e no mar, ao longo de todo o ano. Através deste evento, pretende reforçar este posicionamento estratégico e a sua visibilidade, abrindo espaço ao interesse de outras realizações desportivas.

Refira-se que a Extreme Saling Series tem a duração de dez meses e é constituída por 8 etapas, em cidades de 3 continentes (Muscat – Omã, Qingdao – China, Cardiff – País de Gales, Hamburgo – Alemanha, São Petersburgo – Rússia, Madeira – Portugal, Lisboa – Portugal e Austrália).