Madeira: Ocupação para fim de ano já ultrapassa 90%

A programação de fim de ano na Madeira é o maior cartaz turístico da região, com os turistas a serem atraídos muito pela fama do espectáculo pirotécnico que celebra a passagem do ano e que está classificado como um dos melhores do mundo. O evento faz subir a ocupação hoteleira na região que nesta segunda-feira ultrapassava já os 90%.

De acordo com informações veiculadas esta segunda-feira pela Direcção Regional de Turismo da Madeira, a taxa de ocupação hoteleira para o Fim do Ano no arquipélago estava já nos 90,5% mas há unidades hoteleiras que estão já esgotadas ou para lá caminham. Por outro lado, até à véspera de Ano Novo, é certo que a ocupação vai ainda subir.

“A Madeira consegue alcançar, em 2015, os melhores resultados, em termos de ocupação, dos últimos cinco anos”, afirmou a Direcção Regional de Turismo no comunicado emitido. Já no Natal a ocupação média tinha sido apreciável, mais de 66%, tendo em conta que a quadra natalícia é mais familiar que a passagem do ano.

Aos muitos milhares de turistas que demandam os hotéis madeirenses nesta época do ano, há ainda a somar os passageiros dos vários navios de cruzeiros que, no porto ou ao largo da ilha, assistem ao fogo-de-artifício que na Madeira marca cada entrada num novo ano. Este ano navios ancorados serão nove, transportando cerca de 20 mil passageiros.

Este ano o espectáculo pirotécnico que há-de assinalar a entrada em 2016 e no qual o Governo regional investiu mais de 800 mil euros, terá uma duração de nove minutos, com o fogo a ser lançado de 36 postos espalhados pela cidade do Funchal, nomeadamente sobre a baía.