MSC World Europa será um dos navios mais avançados ambientalmente e tecnologicamente

O novo navio da MSC Cruzeiros está previsto começar a navegar em 2022 e será um dos navios de cruzeiro movidos a gás natural liquefeito mais avançados tecnologicamente e ambientalmente da sua classe.

O primeiro navio desta classe a ser construído em França celebrou esta segunda-feira a tradição marítima da Cerimónia da Moeda nos estaleiros Chantier de l’Atlantique. Zoe Africa Vago, filha do CEO da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, e Aurore Bezard do Departamento de RH do estaleiro realizaram o ritual como madrinhas, ao colocarem duas moedas debaixo da quilha, como sinal de bênção e boa sorte.

“O MSC World Europa é mais uma prova do nosso compromisso para com a gestão ambiental”, assevera Pierfrancesco Vago, que acrescenta que “com este navio, reconfirmamos também a nossa crença em investir em tecnologia ambiental avançada de modo a alcançar o nosso objectivo a longo prazo de operações com emissão zero”. O navio terá disponível um novo sistema demonstrador de 50 quilowatts que incorpora a tecnologia de célula de combustível de óxido sólido e utiliza o LNG para produzir electricidade e calor a bordo, a primeira vez que uma célula de combustível movida a LNG será usada num navio de cruzeiro.

Esta solução reduzirá as emissões de gases de efeito de estuda em cerca de 30%, comparativamente a um motor LNG convencional. Permite a não emissão de óxidos de nitrogénio, óxidos de enxofre ou partículas finas. Oferece a vantagem de ser compatível com LNG, bem como vários combustíveis baixos em carbono, como tipos de metanol, amónia e hidrogénio. O navio terá também disponível um sistema de tratamento de águas residuais de nova geração, para além de outras tecnologias ambientais de última geração.

O novo MSC World Europa terá mais de 200,000 GT de tonelagem de arqueação bruta, 333m de comprimento, 47 de largura e 68 de altura. O MSC Virtuosa, o próximo navio a ser entregue à companhia de cruzeiros no próximo ano, encontra-se actualmente em construção em Sait-Nazaire. A MSC Cruzeiros tem ainda outras encomendas fixas com o estaleiro francês, nomeadamente para dois navios adicionais movidos a gás natural liquefeito, um para cada uma das classes de navios, a MSC World e MSC Meraviglia.