Nasce no Japão hotel gerido por robots

O Japão é conhecido como o país pioneiro da indústria electrónica e robótica e é o primeiro país do mundo a abrir um hotel gerido por robots. Efectivamente, acaba de ser inaugurado o Henn-na Hotel, localizado em Nagasaki e atendido exclusivamente por robots, alguns em forma de dinossauros.
Desde o recepcionista que acolhe e se despede dos clientes até os porteiros do hotel Henn-na (Hotel Extravagante e Estranho) são robots para “minorar os custos de operação, dar um atendimento mais personalizado e oferecer quartos a um preço inferior ao que se pratica no país, afirmou o seu director, Hideo Sawada, que não é robot.
O principal objectivo deste negócio é optimizar a tecnologia e demonstrar os últimos avanços em inteligência artificial para evidenciar o seu uso comercial num futuro mais eficiente e não muito distante.
Neste hotel em Nagasaki há robots recepcionistas que falam inglês e têm aparência de dinossauros, e robots humanóides, que falam japonês. “Se quer registar-se, pressione o 1” diz o dinossauro. O cliente aperta o botão indicado no mostrador e anota a sua informação numa tela.
C.M.