Nazaré sobe ao 4.º lugar do Top 25 Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking

A Nazaré é a grande surpresa da edição 2019 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, posicionando-se no 4.º lugar do Top 25, depois de Lisboa, Porto e Funchal. Um ranking que avalia ainda a performance e a atractividade da marca dos 308 municípios portugueses nas categorias Negócios (Investimento) e Talento (Viver).

O item “Visitar” do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking mede o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses face ao seu público-alvo de Turismo: turistas nacionais e estrangeiros que vêem nestes territórios um potencial local para o seu próximo destino de férias. Através de uma medição quantitativa (estatísticas oficiais, alcance de redes sociais, visitas ao website e pesquisas online) é possível perceber e classificar cada município em termos de impacto neste público-alvo específico. Quando mais alta a sua posição no Ranking de “Viver”, maior foi o impacto do município face a potenciais turistas.
A Nazaré, que entrou pela primeira vez para o Top 10 do Ranking Nacional de Turismo em 2018, ocupando a sétima posição, consegue agora subir três lugares, deixando para trás Cascais, Portimão e Albufeira, assumindo-se assim como um destino emergente.

Marca Estrela da região Centro, no ano passado, recebe agora a mesma distinção da Dimensão Turismo (Visitar) a nível nacional, uma tendência que se adivinhava desde a última edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, quando a busca por “Surf” na região havia aumentado exponencialmente (99%), por parte de turistas nacionais e internacionais. Nesta edição, o turismo dos municípios do Centro atraiu mais 15% de atenção.
Proeminente foi também Guimarães, que registou uma das maiores subidas da dimensão do Turismo, alcançando a 16ª posição. Estreantes no Top 25, Loulé (+8) e Viana do Castelo (+4) desenvolveram igualmente elevações acentuadas, relegando Oeiras (-3) e Leiria (-2) para fora desta tabela.