NEST tem 300 mil euros para promover inovação no sector no 1º ano

Projecto dinamizado pelo Turismo de Portugal, Google, Microsoft Portugal, ANA – Aeroportos de Portugal, Banco BPI, Brisa – Auto-estradas de Portugal, Millennium BCP e NOS Comunicações, o NEST – Centro de Inovação do Turismo realizou esta quinta-feira, 30 de Maio, a sua primeira acção pública e apresentou o seu plano de acção para o triénio 2019-2021.

Com o objectivo de promover a inovação no sector, o NEST vai contar, neste seu primeiro ano de actividade, com um orçamento de 300 mil euros, segundo avançou à Lusa o director executivo do NEST, Roberto Antunes, avançando que o “orçamento dos anos seguintes dependerá dos projectos que vierem a ser aprovados pela direcção e assembleia-geral da Associação e outros financiamentos obtidos, nomeadamente, através de fundos comunitários”.

Sublinhando que esta associação pretende criar uma cultura de inovação e capacitar os elementos do sector para o entendimento das ferramentas digitais, Roberto Antunes explicou que o NEST irá actuar ao nível da Inovação de Projecto-piloto e “avaliar a possibilidade de esses projectos terem um grande impacto no curto prazo e terem uma aplicabilidade massiva”.

No âmbito do seu plano de acção, o Centro de Inovação do Turismo vai promover ‘Industries Calls’, que são pedidos de ‘briefings’ para resolução de questões ainda sem resposta, conferências internas, workshops, entre outras iniciativas como ‘Think Tanks’ sobre diversas áreas da actividade turística. Pretende igualmente criar uma plataforma de e-learnin no seu website, onde haverá também um marketplace que servirá como montra das melhores iniciativas e startups.

Esta quinta-feira, o Centro de Inovação do Turismo organizou a sua primeira iniciativa pública, a conferência “Pensar a Inovação no Turismo”, na qual foi dada sequência à parceria com o Innovate Israel, formalizada em Fevereiro deste ano.

No âmbito desta parceria, e com o intuito de dar a conhecer boas práticas do sector no campo da inovação e criação de condições para o nascimento de soluções e produtos inovadores, a sessão teve como keynote speaker Itai Green, fundador e especialista em corporate open innovation do Innovate Israel que partilhou a sua experiência na aceleração da inovação e na ligação de empresas globais à comunidade de startups.

A sessão contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.