Norte-americanos em 4º lugar nas compras Tax Free em Portugal

Os turistas norte-americanos gastam uma média de 562€ por cada compra, adquirem principalmente artigos de moda e jóias, têm a Av. da Liberdade, em Lisboa, como local de eleição mas o seu peso está também a fazer-se sentir no Porto.

Segundo a Global Blue, empresa especializada em soluções de Tax Free Shopping, os turistas norte- americanos ocupam já o quarto lugar no ranking entre os mercados que mais compras efectuam em Portugal. O mesmo estudo indica que os norte-americanos gastam, em média, 562€ por cada compra, montante que reflecte um aumento de 11%, entre 2017 e 2018.

Este é o crescimento mais acelerado em termos de Tax Free Shopping em Portugal, mas os turistas norte-americanos são também responsáveis pelo maior aumento percentual de compras Tax Free nos últimos três anos a nível global (25%). De acordo com a Global Blue “este crescimento está em linha com o aumento de 12% registado nos últimos cinco anos em Portugal, o dobro do que aconteceu no resto da Europa”.

A Av. da Liberdade, em Lisboa, é o local de eleição para as compras dos norte-americanos que ali realizam 55% do total de compras efectuadas. No entanto, o Porto, com 5% está a crescer, tal como a região que já tem um peso de 3% nas escolhas destes turistas.

Os artigos de moda representam 71% das compras efectuados pelos norte-americanos em Portugal, seguindo-se jóias e relógios, com 18%.

A nível nacional, os turistas norte-americanos estão a consolidar o seu lugar no Top5 dos shoppers, aumentando a sua representatividade em termos de quota de mercado a qual, em 2018, atingiu os 4,4% (3,9%, em 2017), gastando em média mais 9%.