AHETA: Ocupação e vendas continuam a aumentar no Algarve

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pela AHETA, a taxa média de ocupação registada no mês de Setembro aumentou 1,6% e o volume de vendas subiu 6,7% face ao mês homólogo do ano passado.

Dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve mostram que a taxa de ocupação global média/quarto registou um aumento de 1,6%, tendo atingido 86,1%, e que a taxa de ocupação/cama subiu 2,6%. A taxa de ocupação de 86,1%, embora bastante abaixo do máximo histórico para o mês de Setembro que foi registado em 1999 (93,3%) ultrapassa a média de 82,3% registada para o mês de Setembro desde 1996 e representa um ganho assinalável quando comparado com o esmo mês de 2009, em que a média se tinha quedado pelos 72,4%.

A contribuir para o aumento da ocupação esteve a generalidade dos mercados externos, com destaque para os mercados holandês (+20,2%) e britânico (+10,7%). No pólo oposto esteve uma vez mais o mercado nacional, que tal como vem acontecendo desde o início do ano acusou uma descida de 3,3% face ao mesmo mês do ano passado, e principalmente o espanhol que registou uma quebra homóloga de 14,1%.

Por zonas geográficas as maiores subidas ocorreram em Tavira (+7,1%) e Monte Gordo / VRSA (+3,9%). Albufeira, principal zona turística do Algarve, registou uma subida de 2,6%.

No acumulado do ano a taxa de ocupação/quarto regista uma subida de 6,0% e o volume de negócios, que em Setembro registou uma subida homóloga de 6,7% leva, nos primeiros nove meses, um crescimento de 13,5% face ao mesmo período de 2015.