OMT confirma 2017 como ano recorde do turismo mundial

O crescimento das chegadas internacionais de turistas em 2017 reflectiu-se no forte aumento das exportações geradas pelo turismo, que atingiu os 1,6 biliões de dólares, tornando o turismo o terceiro maior sector de exportação do mundo.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) que publicou esta segunda-feira os dados definitivos das chegadas internacionais de turistas o ano passado, indica que o aumento foi de 7%, considerada a maior subida desde 2010, classificando 2017 como o ano recorde do turismo mundial.

A edição de 2018 sobre o “Panorama OMT do Turismo Internacional” mostra que as chegadas de turistas internacionais atingiram um total de 1.323 milhões em 2017, cerca de 84 milhões a mais do que no ano anterior e um novo recorde. O sector tem visto um crescimento ininterrupto de chegadas em oito anos consecutivos. O crescimento de 2017 foi o maior desde 2010, liderado pelas regiões da Europa e África, que receberam aumentos nas chegadas de 8% e 9%, respectivamente.

As receitas do turismo internacional aumentaram 5% em 2017. Além dos 1,3 biliões em receitas que os destinos receberam, o turismo internacional gerou outros 240 mil milhões de dólares no transporte internacional de passageiros feito por não-residentes.

Estes fortes resultados de 2017 foram impulsionados pela procura sustentada de viagens por destinos em todas as regiões do mundo, incluindo uma recuperação firme por aqueles que sofreram com os desafios de segurança nos últimos anos.

O novo relatório também mostra que a China continua a liderar as viagens globais, tendo gasto 258 mil milhões de dólares em turismo internacional em 2017, o que representa quase um quinto do total mundial de gastos em turismo o ano passado, que foi de 1,3 biliões de dólares, mais 94 mil milhões de dólares a mais que em 2016.

Os dados disponíveis para o início de 2018 (Janeiro a Abril) confirmaram o forte crescimento contínuo do turismo internacional, com um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.