OMT defende a sustentabilidade como o novo normal do turismo

O Programa de Turismo Sustentável One Planet, liderado pela Organização Mundial do Turismo, apresenta a sua visão global para o futuro do turismo, que passa por “um crescimento melhor e mais forte, balançando as necessidades das pessoas, planeta e prosperidade”.

A visão do One Planet para uma recuperação responsável do sector alinha-se com as directrizes da OMT para relançamento da actividade, para que o turismo emerja mais forte e sustentável após a crise de Covid-19. “A sustentabilidade tem de deixar de ser um nicho do turismo e passar a ser a nova norma para todas as actividades do nosso sector”, assevera Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.

“Está nas nossas mãos transformar o turismo e que a recuperação da Covid-19 se transforme num ponto de viragem para a sustentabilidade”, corrobora. Esta recuperação responsável de que fala a visão do One Planet pretende, também, deixar o sector mais bem preparado para lidar com eventuais crises de futuro. Apoia a implementação de planos de recuperação que contribuam para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e Acordo de Paris.

O documento do One Planet “Visão para a Recuperação Responsável do Sector do Turismo” pode ser consultado [aqui].