OMT lança 2ª competição Global Gastronomy Tourism Startup

A Organização Mundial de Turismo e o Basque Culinary Center juntam-se novamente para a segunda edição da competição Global Gastronomy Tourism Startup, que visa identificar e celebrar ideias disruptivas e inovadoras, bem como as ideias que marquem um impacto positivo nas suas comunidades locais.

Esta segunda edição, com o apoio da TUI Care Foundation, terá dois prémios. A primeira categoria vai identificar iniciativas que são ao mesmo tempo inovadoras e têm um impacto social sustentável, com o vencedor a ganhar apoio especializado pelo Basque Culinary Center, também com acesso ao Culinary Action! Network, e pela OMT, com apresentação do projecto no 6º Fórum Mundial de Turismo Gastronómico.

A segunda categoria vai reconhecer a startup de turismo gastronómico mais disruptiva. O vencedor vai também desenhar um projecto-piloto a par com o Basque Culinary Center, e implementá-lo com a ajuda do seu network. Vai, também, receber apoio financeiro para cobrir as despesas que se prendam com o processo de aceleração com o Culinary Action!, bem como as despesas com alojamento e viagens, até 3.000€.

“Com esta competição estamos a identificar empresas-chave que vão moldar o futuro da gastronomia e viagens”, atesta Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT. “A gastronomia continua a provar o seu potencial vital para o enriquecimento da oferta turística e para o estímulo do desenvolvimento económico em destinos por todo o mundo, em especial em comunidades rurais”, acrescenta.

No ano passado, foram submetidas 300 iniciativas de 84 países para a competição. As candidaturas para a Global Gastronomy Tourism Startup Competition estão abertas até 6 de Abril. Os finalistas serão anunciados a 4 de Maio, e os vencedores entre 1 e 3 de Junho, no decorrer da sexta edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, na Flandres, Bélgica.