OMT lança iniciativa de combate ao consumo de plásticos

A Global Tourism Plastics Initiative foi lançada esta quarta-feira pela Organização Mundial do Turismo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur.

A iniciativa pretende unir o sector do turismo por trás de uma visão comum que visa combater a raiz dos problemas da poluição por plásticos, permitindo que empresas e governos adoptem acções conjuntas. Com o objectivo de reduzir a quantidade de plástico consumida pelo sector do turismo, as empresas e destinos devem assegurar um conjunto de medidas de acção concretas até 2025.

Estas medidas contemplam o eliminar de itens de plástico desnecessários; tomar medidas para substituir plásticos de uso único por alternativas reutilizáveis; envolver a cadeia de valor para que as embalagens de plástico sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; aumentar o conteúdo reciclável em todos os itens de plástico; comprometer-se em colaborar e investir para aumentar as taxas de reciclagem e compostagem para plásticos; e reportar publicamente e anualmente o progresso feito para atingir estes objectivos.

“A Global Tourism Plastics Initiative é uma oportunidade única para as empresas do turismo e destinos darem um passo em frente e liderarem o esforço global de combate à poluição por plástico”, destaca Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT. A iniciativa é uma actividade chave do Programa de Turismo Sustentável da One Planet Network e actua como interface para o sector do turismo da New Plastics Global Commitment da Fundação Ellen MacArthur.