OMT prevê aumento de 3 a 4% no turismo mundial em 2015

A Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê que 2015 vai ser um mais um ano positivo para o turismo internacional.
Para 2015 a OMT prevê que as chegadas de turistas internacionais cresçam entre 3% e 4%. A nível regional, espera-se que o aumento seja maior nas regiões da Ásia e Pacífico e das Américas (aumentos entre 4% e 5%), seguidas pela Europa (de 3% a 4%).Calcula-se que as chegadas se incrementem entre 3% e 5% em África, e entre 2% e 5% no Médio Oriente.
“Estimamos que a procura vai continuar a crescer em 2015 à medida que a situação económica mundial melhora, ainda que todavia haja muitas dificuldades no caminho. Como aspecto positivo, o preço do petróleo desceu para um nível sem precedentes desde 200Cruzeiros, o que irá reduzir os custos de transportes e vai impulsionar o crescimento económico, ao elevar o poder de compra e a procura privada nas economias importadoras de petróleo. Não obstante, também poderia ter efeitos negativos em alguns dos países exportadores de petróleo que se converteram em fortes mercados emissores de turismo”, afirma Taleb Rifai, secretário-geral da OMT em comunicado enviado à redacção.
Estas perspectivas positivas para 2015 são confirmadas pelo Índice de Confiança da OMT. De acordo com os 300 peritos em Turismo mundial consultados para o Índice, espera-se que o comportamento da actividade turística melhore em 2015, embora as expectativas sejam menos optimistas do que há um ano.
M.P.C