OMT publica Pacote de Assistência Técnica para Recuperação do Turismo

A Organização Mundial do Turismo lançou o Pacote de Assistência Técnica para Recuperação do Turismo, um documento que fornece orientações aos Estados-Membros para a resposta à pandemia de Covid-19, centrado nos pilares da recuperação económica, maketing e promoção, e fortalecimento da resiliência institucional.

O documento com 24 páginas, disponível [aqui], foi desenhado para apoiar os governos, sector privado e agências a enfrentar esta crise socio-económica sem precedentes, num dos sectores por ela mais afectado. “Temos de apoiar o sector do turismo agora, com acções reais, enquanto preparamos o seu regresso para que seja mais forte e mais sustentável”, atesta Zurab Pololikashvili, secretário-geral da agência especializada das Nações Unidas.

“Planos e programas de recuperação para o turismo traduzir-se-ão em emprego e crescimento económico, não apenas dentro do turismo mas ao longo de toda a sociedade”, atesta o responsável, que acrescenta que “este Pacote de Assistência vai ajudar os governos e negócios a implementar as nossas recomendações de recuperação”. O documento, publicado pela OMT e endossado pelo Comité Mundial de Crise para o sector do Turismo, identifica três áreas de intervenção, nomeadamente a económica, promocional e institucional.

O Pacote de Assistência Técnica apresenta, então, políticas e medidas a ser implementadas para estimular a recuperação económica do sector. A nível de promoção, a OMT apresenta-se pronta a oferecer assistência técnica para identificar mercados que possam acelerar a recuperação, atendendo à diversificação do produto e reformulação de estratégias de mercado e actividades promocionais. O terceiro pilar, de fortalecimento institucional destina-se à melhoria da parceria público-privada e promoção do esforço colaborativo.

O documento publicado pela OMT pretende ajudar os Estados-Membros também a trabalhar em linha com a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 e a par com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A Organização está a trabalhar também na resposta mais ampla das Nações Unidas à Covid-19, enfatizando a importância que o turismo poderá ter na protecção de países em desenvolvimento e nos membros mais vulneráveis da sociedade dos piores impactos da actual crise.