Ourém prepara-se para comemorar centenário de Fátima em 2017

A autarquia de Ourém propõe a criação de uma comissão de trabalho em parceria com o Governo com vista às comemorações do centenário dos acontecimentos de Fátima, em 2017, nas quais está prevista a presença do papa Francisco, em Maio do mesmo ano.

O presidente da Câmara, Paulo Fonseca, que considera esta efeméride tratar-se de um “momento importantíssimo para o país”, defende uma parceria com o Governo com vista a concretizar um conjunto de iniciativas no âmbito destas comemorações.

“Este é um evento de importância vital para o país. Está em causa uma visibilidade internacional e um momento de afirmação do país”, declarou Paulo Fonseca, argumentando que “esta constatação deve levar o Governo a apoiar um conjunto de reformas que é preciso desenvolver”.

Para já, o autarca entregou um dossier à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, com um conjunto de acções e investimentos que deseja ver executados por ocasião do centenário, no sentido de aferir a eventual aplicação de fundos comunitários nas comemorações.

Esses investimentos passam pelo reforço da internacionalização da marca Fátima, mas também nas áreas urbanística e de equipamentos, tais como novas instalações para a Escola de Hotelaria de Fátima, a criação de um centro de congressos e um parque de logística.