Palácio Nacional da Pena apresenta novidades

Sala de Fumo ©Creditos_PSML_Luis_Duarte

O regresso do mobiliário original à Sala de Fumo, restauro integral dos aposentos do rei D. Carlos I e a reconstituição de “Uma Mesa para D. Carlos I e D. Amélia”, são novidades que podem agora ser apreciadas durante a visita ao Palácio da Pena. As intervenções representaram um investimento da ordem dos 178 mil euros.

Recentemente concluída, a nova museografia da Sala de Fumo aposta no regresso do mobiliário original, que dali tinha sido retirado em 1939, e permite que, pela primeira vez em 80 anos, os visitantes possam tomar contacto com o aspecto que esta divisão apresentava no tempo de D. Fernando II, o monarca responsável pela edificação deste Palácio.

Na Sala de Jantar e na Copa reconstitui-se, por sua vez, a vivência palaciana do reinado de D. Carlos I e de D. Amélia, com destaque para a mesa, que exibe a configuração e os objectos utilizados nesse período. Os aposentos utilizados pelo rei D. Carlos I – Gabinete, Quarto de Cama e Casa de Banho – foram objecto de um restauro integral e as suas peças organizadas de acordo com a disposição que existia na fase final da monarquia.

Os trabalhos de restauro levados a cabo nos aposentos do rei D. Carlos I estão, igualmente, finalizados. A intervenção no Gabinete, no Quarto de Cama e na Casa de Banho compreendeu, não só, os revestimentos de parede, dos tetos e dos pavimentos, mas também todas peças de arte e de mobiliário, tendo ficado concluída com a reconstituição dos estofos e das cortinas.

No Gabinete do rei, as peças foram dispostas de acordo com as informações recolhidas nos inventários históricos do Palácio e em fotografias do período da monarquia. O Quarto de Cama evoca o aparato de um aposento de dormir Real e exibe diversas peças que pertenciam às colecções que D. Carlos I detinha no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

Estas intervenções representaram um investimento global de cerca de 178 mil euros e incluíram, igualmente, o restauro dos espaços e a revisão geral das redes de infra-estruturas, para garantir as melhores condições de segurança e de conservação do património.

Foto: Sala de Fumo
©Creditos_PSML_Luis_Duarte