Palácio Nacional de Sintra com novo circuito de visita

Entre as novidades está a abertura ao público, pela primeira vez, do Pátio do Leão e a possibilidade de os visitantes com mobilidade condicionada acederem a mais áreas visitáveis. Os visitantes poderão também encontrar uma nova loja no final da visita.

A Parques de Sintra tem em curso um conjunto de intervenções no Palácio Nacional de Sintra que contemplam a alteração da parte final do circuito e a revisão do plano de acessibilidades.

As intervenções concentram-se em torno do Pátio do Leão, um pátio medieval que data do século XV-XVI e que abre pela primeira vez ao público. As alterações vão também permitir um acesso mais directo a outras zonas de elevado interesse, como o Jardim da Preta e as Hortas.

A primeira fase da obra, iniciada no Verão, diferenciou o percurso de entrada e de saída dos visitantes, que até então era o mesmo. O novo percurso de saída segue agora o eixo Sala dos Archeiros – Pátio Central – antiga Mantearia – Pátio do Leão – escadaria do Pátio do Leão – vestíbulo de acesso ao Terreiro e Jardim da Preta – Terreiro do Palácio.

Procedeu-se igualmente à conservação e restauro das zonas de passagem entre o Pátio Central e o Pátio do Leão, bem como da escadaria exterior entre o Pátio do Leão e o Jardim da Preta, tendo também sido adquiridos equipamentos que permitem a circulação de público com mobilidade condicionada pelo novo percurso de saída, viabilizando o acesso deste público a um conjunto mais alargado de espaços do circuito museológico.

Numa segunda fase, e entre outras alterações, será criada uma nova loja, instalada num conjunto de salas actualmente desocupadas, que serão integralmente restauradas. Esta fase envolve ainda a conservação e restauro, à vista do público, do Pátio do Leão e do sobrejacente Pátio da Diana.

A 3ª fase com início previsto para o segundo semestre de 2017, envolverá a recuperação da antiga residência devoluta junto ao Pátio do Leão. Ao nível do Jardim da Preta, surgirão instalações de apoio à cafetaria e eventos programados nos Jardins do Palácio.