Para apoiar o turismo: Braga pode implementar taxa turística em 2019

O município de Braga pode vir a instituir uma taxa turística já no início de 2019. Altino Bessa, vereador do pelouro do Turismo, disse ao Turisver.com que a proposta vai ser apresentada em Setembro ao Conselho Consultivo do Desenvolvimento Turístico. A taxa, garantiu, será para apoiar a actividade turística no que toca a acções que dêem visibilidade ao destino.

A segunda reunião do Conselho Consultivo do Desenvolvimento Turístico, órgão criado este ano e que teve a sua primeira reunião a 18 de Junho, vai ter em cima da mesa a possibilidade de implementação de uma taxa turística em Braga cujas verbas possam “reverter para o turismo, no sentido de promover e ajudar a que alguns eventos que tenham interesse para Braga possam ser realizados”, precisou o vereador de Turismo de Braga.

“A Câmara vai propor a criação da taxa aos seus parceiros e vai levar projectos concretos”, garantiu o responsável. “Não queremos essa taxa apenas para arrecadar verba para o município e depois distribuir num orçamento global. O que queremos é que as verbas resultantes da cobrança dessa taxa sejam para o turismo”, nomeadamente para apoiar acções iniciativas que tenham “impacto positivo na visibilidade da cidade” e na captação de turistas e eventos “que tenham impacto na actividade económica que a cidade tem”, explicou-nos Altino Bessa

A ser aprovada, a taxa turística deverá ser implementada no início do próximo ano. “A ideia é introduzirmos a taxa turística no orçamento do próximo ano”, avançou o vereador do turismo, precisando que a intenção do município é cobrar “1€ por turista/noite”, o que “tendo em conta a dimensão que Braga tem em termos de dormidas daria à volta de 500 mil euros ano”.

Refira-se que o referido Conselho Consultivo integra representantes de diversos agentes relevantes do concelho de Braga e da região, e será o suporte das novas políticas e iniciativas de afirmação do Turismo de Braga.

*Saiba mais sobre o turismo de Braga na edição de Agosto da revista Turisver.