“Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável” é tema de seminário em Lisboa

O Pporto.pt e a VERdeNOVO promovem nos dias 18 e 19 de Outubro, no Auditório do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, a 2ª edição do Seminário “Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável”.

A iniciativa, que se realiza no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, por decisão do Parlamento Europeu, tem como objectivo promover uma reflexão sobre o património cultural na sua diversidade, enquanto factor de coesão social e de desenvolvimento económico, ou seja, acerca do papel e contributo da cultura e do turismo para o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos territórios.

O seminário pretende ainda divulgar e promover estratégias, ferramentas e práticas de desenvolvimento sustentável assentes na rentabilização do potencial do património cultural e do turismo, bem como projectos e instrumentos de desenvolvimento territorial assentes numa perspectiva de sustentabilidade, nomeadamente em regiões de baixa densidade.

Neste sentido, a organização propõe uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diferentes actores, públicos e privados, com experiências igualmente distintas, ao nível do património cultural, do território, do turismo e da economia.