Pedro Machado desafia António Costa a criar Ministério do Turismo e da Sustentabilidade

Defensor, desde há muito, de um Ministério para o Turismo, o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, desafiou o primeiro-ministro indigitado a reconhecer “institucionalmente o peso que este sector tem na economia do país” e a criar um Ministério do Turismo e da Sustentabilidade.

Ainda em Maio, à margem do encerramento do VI Fórum de Turismo Interno, em castelo Branco, Pedro Machado voltou a defender a criação de um Ministério para o Turismo. “Um dos meus cavalos de batalha, que gostaria muito que viesse a acontecer, era que o Turismo assumisse a sua verdadeira importância dentro da esfera do Estado português e viesse a ter um Ministério no próximo quadro legislativo, já em Outubro”, afirmou então aos jornalistas.

Esta quarta-feira, Pedro Machado reiterou a ideia, agora de forma mais elaborada, desafiando António Costa a criar um Ministério que aliaria o Turismo à Sustentabilidade, deixando assim o turismo de estar sob a alçada directa da Economia.

“O país tem oportunidade de reconhecer um sector que tem um peso no país bem mais significativo do que outros tutelados habitualmente por Ministérios”, disse à agência Lusa o presidente da Turismo do Centro, defendendo que com um Ministério a tutelar o sector e a aliá-lo à sustentabilidade será possível alargar o desenvolvimento turístico a todo o país, nomeadamente ao interior, ao mesmo tempo que seria um reconhecimento do esforço dos empresários.

“É importante que exista um Ministério que represente o Turismo de forma autónoma no Conselho de Ministros”, defendeu Pedro Machado, destacando que “o primeiro-ministro tem nas mãos a possibilidade de reconhecer de maneira institucional a importância do turismo para a economia nacional, ao mesmo tempo que valoriza um sector que tão bem representa Portugal no mundo”.

Recorde-se que a sustentabilidade é uma das prioridades inscritas na estratégia Turismo 2027, que para ela define metas específicas nas áreas económica, social e ambiental. Em termos do turismo, a sustentabilidade tem vindo a ser levada muito a sério, tanto que Portugal venceu, em Março deste ano, o ITB Earth Award, pela estratégia exemplar de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental.

Também, por mais do que uma vez, Ana Mendes Godinho, enquanto secretária de Estado do Turismo, apontou o objectivo de ver Portugal liderar no turismo sustentável, de tal forma que, sempre que se fale de destinos turísticos sustentáveis, o nome de Portugal seja referido.