Port Wine day durante 11 dias no Porto e Douro

Durante 11 dias o Porto Wine day vai percorrer restaurantes, lojas, bares, museus e caves de Vinho do Porto, tanto na Invicta como no Douro.

De 3 a 13 de setembro, e promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto em parceria com empresas do sector, jantares vínicos, harmonizações gastronómicas com Vinho do Porto, cocktails, montras decoradas, programas especiais nas caves e museus, seminários, uma grande prova e masterclass dão vida a 11 dias de descoberta do Vinho do Porto.

Depois do sucesso da edição de 2014, o Port Wine day que se assinala a 10 de Setembro, pretende ser mais um elemento de promoção do Vinho do Porto.

Os restaurantes no Porto e no Douro integram a rota “À mesa com Porto” com harmonizações para celebrar o PWd. Na rota “Lojas com Porto” há um percurso de ilustração e texto pelas mãos de Adélia Carvalho. O Museu do Vinho do Porto, o Museu do Douro, o Palácio da Bolsa, o IVDP e as caves de Vinho do Porto têm actividades e condições especiais.

No dia 10, a celebração traz ao Porto especialistas e jornalistas nacionais e internacionais para uma conferência no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a partir das 9h00. O passado e o futuro do Douro vão estar em debate, bem como a estratégia seguida no segmento de luxo. No mesmo dia vai decorrer ainda uma masterclass – Os anos setenta: um Porto por ano – e uma grande prova – O Porto convida o Douro – dirigida a profissionais.

O dia termina com jantares vínicos, em que o chef do restaurante serve um menu fechado inspirado no Vinho do Porto. Restaurantes e casas de vinho do Porto vão surpreender o consumidor com um jantar que será também uma aprendizagem. Há ainda cocktails na rota de bares da Port Wine night.

Estão também programados seminários com destaque para o papel das regiões vitícolas e das denominações de origem no desenvolvimento da economia.