Porto Alegre quer ser destino “gay friendly”

A apresentação oficial do Programa de Turismo LGBT em Porto Alegre terá lugar durante a 43.ª ABAV, a Exposição Internacional de Turismo que irá decorrer em São Paulo, no Brasil, entre os próximos dias 24 e 26 de Setembro.

A maior cidade do Sul do Brasil, Porto Alegre, junta-se assim ao Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Salvador, Brasília e Recife como cidades referência entre os destinos turísticos que acolhem o segmento LGBT.
O projecto foi idealizado pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, que solicitou o apoio da Embratur – Instituto Brasileiro do Turismo, para a sua implementação.
De acordo com o comunicado da Embratur, a World Travel & Tourism Council ressalva que o Turismo LGBT cresce anualmente três vezes mais do que qualquer outro, com um ritmo anual de 10,3%, face a 3,8% do turismo em geral.
Por outro lado, o documento do Instituto do Turismo Brasileiro cita igualmente um estudo publicado em 2012 pela Organização Mundial de Turismo, em que verifica que “o público deste segmento procura constantemente novos serviços dentro da oferta turística e, já a partir deste ano, terá à disposição um novo destino: Porto Alegre”.