Porto e Norte, Centro de Portugal e Castela e Leão reforçam cooperação

O Turismo Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte e a sua congénere da região vizinha de Castela e Leão reforçam a cooperação transfronteiriça, acordando uma série de iniciativas que visam fazer face à situação actual.

Numa reunião entre as três entidades e outras instituições regionais, foi delineada uma estratégia de promoção e valorização turística conjunta dos produtos comuns às regiões. Entre estes produtos destacam-se o enoturismo, gastronomia, vinhos, os Lugares Património Mundial da UNESCO, turismo cultural e religioso e as Rotas Napoleónicas.

Foi dada uma ênfase especial aos Caminhos de Santiago, sendo que está em curso o processo de certificação dos itinerários. O Caminho Português é o que mais tem crescido entre todos os Caminhos. Na reunião da passada sexta-feira, que decorreu através de uma plataforma online, foram também destacadas as Rotas dos Vinhos que juntam as três regiões.

Outro dos temos abordados foi a 31.ª Cimeira Ibérica, a realizar-se em Outubro, na Guarda. Os participantes lembraram a necessidade de ser preparada uma agenda comum a nível do turismo enquanto elemento aglutinador em domínios como a mobilidade e acessibilidade, a digitalização, inovação e eficiência energética, sustentabilidade e economia circular, coesão territorial e competitividade, e a formação e qualificação da oferta e activos.