Porto e Norte teve maior número de turistas de sempre em 2019

Em 2019, o Porto e Norte atingiu o recorde absoluto de turistas, com mais de 10,7 milhões de dormidas na região, registando um crescimento de 9,7%, o maior a nível nacional. O resultado “é motivo de grande satisfação”, segundo Luís Pedro Martins, presidente da TPNP.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal atesta que os números representam “o sucesso do trabalho que tem sido desenvolvido por todos os players, que têm sabido aproveitar as enormes potencialidades desta região”, sendo que “o recorde registado em 2019 não significa que está tudo feito, é antes um factor motivacional para todos”.

No ano passado, a região teve também crescimento do número de dormidas de não residentes (+12,3%), num total de 6,4 milhões. No geral, destaca-se o aumento das dormidas no município do Porto (+10,9%), representando 6,5% do total de dormidas a nível nacional. Em 2019, os proveitos nos estabelecimentos de alojamento turístico a Norte aumentaram 13,9%.

Os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística a 14 de Fevereiro apresentam também uma análise ao comportamento do mercado britânico nos últimos sete anos, com especial enfoque em 2019. O estudo conclui que aquele mercado registou, em 2019, aumentos praticamente em todas as regiões de Portugal, destacando-se um crescimento maior no Norte (+19,2%).

Para o futuro, Luís Pedro Martins avança que “temos de continuar a aposta na promoção, no investimento, na sustentabilidade económica, cultural, social e ambiental do turismo na região, na criação de condições que permitam aumentar a estada média e o número de turistas que vão para além dos grandes centros urbanos, nomeadamente para o interior”.