Porto de Leixões ganha prémio de arquitectura

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi novamente distinguido com um prémio internacional, desta vez da AZ Awards, competição canadiana que elege anualmente o melhor que se faz no mundo da arquitectura e design contemporâneo.

O novo terminal integrou a short list do júri para a categoria de “Arquitectura – Edifícios Comerciais ou Institucionais com mais de 1000m²”, tendo sido o favorito do público na votação online e acabando por recolher o galardão internacional. Estava a concorrer, na mesma categoria, com o Harbin Opera House, na China, o The Waterhouse at South Bund, em Shanghai, o Vegas Atlas Congress Center e o Stanford Central Energy Facility, nos EUA.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi escolhido de entre outros 826 projectos, de 50 países, sendo assim reforçada a sua notoriedade junto das companhias internacionais de cruzeiros, que têm vindo a considerar Leixões uma paragem obrigatória. É da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, e foi construído a 700 metros da costa e inaugurado há menos de um ano.