PortoBay Flores: 14º hotel da marca PortoBay inaugurado na Invicta

“Cumprimos nesta data um desígnio muito querido para nós: ter PortoBay no Porto”. A afirmação é de António Trindade, presidente do Grupo PortoBay, e foi proferida sexta-feira na inauguração do PortoBay Flores, que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, entre outras personalidades.

Em cerca de meio ano, este é o segundo hotel na Invicta a ostentar a marca PortoBay. Localizado na Rua das Flores, a que foi buscar o nome, o PortoBay Flores, inaugurado sexta-feira, 6 de Setembro, é propriedade da empresa franco-alemã Tryba e tem gestão do grupo hoteleiro madeirense.

Resultante da recuperação de um palacete com 500 anos, a que foi acrescentada uma ala nova, o 5 estrelas PortoBay Flores, em conjunto com o Hotel Teatro, o 4 estrelas que a PortoBay adquiriu no último dia do ano passado e que se situa a escassos 500m do hotel agora inaugurado, vem permitir à PortoBay replicar no Porto o modelo que o grupo adoptou para Lisboa, ou seja, ter na mesma cidade, um hotel de 4 e outro de 5 estrelas, como sublinharia António Trindade.

Instalado num palacete do século XVI que tem, nas traseiras, uma capela barroca do arquitecto Nicolau Nasoni, autor da Torre dos Clérigos e do Museu da Misericórdia, o PortoBay Flores agrega ainda outro edifício, construído de raiz o que lhe permite fundir o clássico com o contemporâneo. O projecto de arquitectura esteve a cargo do arquitecto Samuel Torres de Carvalho e a decoração dos espaços interiores foi da responsabilidade da arquitecta Catarina Cabral.

Ao todo, o hotel conta com 66 quartos, 55 na ala nova e 11 no palacete, divididos em várias categorias, do clássico à suite duplex, o restaurante Bistrô Flores e o Bar dos Maias que foi buscar o nome à última família que habitou o Palácio dos Ferrazes, onde está instalado. Acresce um pátio com jardim, zona de estar na recepção, Mandalay Spa com piscina interior aquecida e luz natural, 3 salas de tratamento, área de relaxamento, sauna, banho turco, ginásio e biblioteca.

Uma das mais-valias reside na localização, bem no coração da Invicta já que o PortoBay Flores dista 550m da Av. dos Aliados, 450m da Ribeira e 350m das estações de comboio e de metro de São Bento.

Presente na inauguração, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, classificou o PortoBay Flores como “um projecto exemplar”, que evidencia a “permanente capacidade [do Grupo PortoBay] de melhorar a qualidade e estar sempre a inovar”.

Referindo a expansão do grupo madeirense no território nacional, a governante deixaria um repto à PortoBay: “agora está na altura de ir para o Centro ou para o interior”.