Portugal está na liderança da oferta turística

Portugal atingiu, pela primeira vez, a liderança mundial em termos de qualidade das infra-estruturas turísticas, de acordo com o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Económico Mundial.

No relatório do WEF – World Economic Forum, divulgado esta quarta-feira, Portugal atinge também pela primeira vez o 12º lugar no ranking de competitividade a nível mundial, depois de em 2017 ter subido ao 14º lugar, encontrando-se em 20º em 2013. Na liderança na componente de Infra-estruturas Turísticas (que avalia a qualidade da oferta turística), Portugal ultrapassou países como a Áustria, Estados Unidos e Espanha.

O Relatório de Competitividade no Turismo do WEF faz uma análise aprofundada do turismo em 140 economias mundiais. O índice avalia individualmente um conjunto de 14 componentes, e as respectivas notas dão origem ao resultado que faz de Portugal o 12º país mais atractivo para investir no turismo a nível mundial.

Portugal subiu também lugares na componente de Recursos Naturais e Culturais (de 20º para 15º), Transporte Aéreo (de 31º para 21º), na prontidão na adopção das TIC (de 41º para 38º) e na Priorização do Turismo (de 14º para 12º), reflectindo a aposta que tem sido atribuída à captação de ligações internacionais e no alargamento do turismo ao longo do ano e do território.

“Estes resultados enchem-nos de orgulho e mostram que a estratégia a 10 anos que construímos para o turismo está a dar resultados”, considera Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. “Portugal é cada vez mais uma referência internacional no turismo, sendo este relatório uma peça-chave para captação de investimento. É fundamental continuar a trabalhar para que o turismo seja cada vez mais um motor de desenvolvimento e de coesão territorial e social”, conclui.