Portugal finalista dos prémios inovação da OMT

Portugal é um dos finalistas dos Prémios de Inovação em Investigação e Tecnologia da Organização Mundial do Turismo pelo projecto Turismo 4.0, que visa apoiar startups nas áreas de viagens e turismo.

O Turismo 4.0 que fomenta o empreendedorismo e o ecossistema de inovação em Portugal inclui uma série de iniciativas, com destaque para “a formação em empreendedorismo na rede de escolas de hotelaria e turismo (Tourism Creative Factory), programas de aceleração suportados em conhecimento e dados abertos, linhas de financiamento dedicadas ao empreendedorismo e novos negócios no turismo, como sejam a linha da Qualificação da Oferta e Capital de Risco – programa +Património + Turismo”, explica a Secretaria de Estado do Turismo em nota à imprensa.

O projecto inclui ainda a criação de uma rede nacional de incubadoras de turismo, numa parceria entre o Turismo de Portugal e 27 incubadoras nacionais, além de programas de incubação e aceleração para startups e novas empresas ligadas ao turismo, com acesso a apoio especializado.

Para a secretaria de Estado do Turismo, um “sinal da dinâmica e da inovação no turismo é o aparecimento de mais de 3000 agentes de animação turística nos últimos 10 anos.

Os vencedores dos Prémios Inovação de 2017 serão conhecidos a 18 de Janeiro de 2017 no decorrer da Fitur, em Madrid.