Portugal fora da 15ª edição dos prémios da OMT

Os finalistas da 15ª edição dos Prémios 2019 da OMT (Organização Mundial do Turismo) já foram anunciados e o nome de Portugal não consta da lista, ao contrário do que aconteceu em 2018 em que o projecto formativo das escolas do Turismo de Portugal, denominado Tourism Training Talent foi distinguido com o primeiro lugar na categoria Inovação e Políticas Públicas.

Estes prémios reconhecem projectos inspiradores que deram uma contribuição inestimável para fomentar o turismo sustentável, mais competitivo e responsável.

Na lista de finalistas dos Prémios da OMT de 2019 figuram iniciativas do Canadá, Colômbia, Índia, Itália, Espanha, Suíça e Filipinas, que abarcam deste o desenvolvimento do turismo comunitário e a conservação da natureza, impulsionado pela inovação, até ao turismo cultural e a promoção do turismo acessível.

Para esta edição foram recebidos um total de 190 propostas provenientes de 71 países nas três categorias: políticas públicas e governação; empresas; e organizações não governamentais (ONG), tendo os finalistas sido escolhidos por um comité de jurados composto por especialistas em turismo do sector público, privado e universidades.

Os vencedores de todas as categorias serão anunciados publicamente na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), que terá lugar entre 23 e 27 deste mês de Janeiro.