Portugal na Festa das Vindimas de Paris

É já de 12 a 14 de Outubro que Portugal vai estar presente em Paris na Fête des Vendanges de Montmartre, o maior evento parisiense dedicado à gastronomia, aos vinhos e ao turismo, e que recebe mais de meio milhão de visitantes.

O município de Reguengos de Monsaraz, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa vão apresentar aos parisienses uma selecção dos seus mais emblemáticos produtos gastronómicos, bem como os vinhos das diversas regiões. Completando as especialidades genuínas destas regiões, estarão também artigos de artesanato.

Esta é a segunda vez que Portugal marca presença num dos três maiores eventos da capital francesa, organizado pela Câmara do 18º Bairro de Paris, a cidade que é em França a principal fonte de turistas para Portugal.

O espaço ‘Le Portugal à Montmartre’ fica inserido num programa de animação global da festa durante o segundo fim-de-semana de Outubro com animações, exposições, concertos e muitos outros acontecimentos dirigidos aos parisienses e turistas.

Depois do sucesso da participação do ano passado, já organizada pela My Genuine Portugal, a organização tinha o desejo de manter o ‘Portugal à Montmartre’ e voltou a convidar o nosso país a estar presente. Participar na Fête des Vendanges permite às regiões e municípios de Portugal participantes alcançar um público interessado, curioso, vasto e que viaja.

Segundo dados do Turismo de Portugal relativos ao mercado Francês, em Junho de 2018, registou-se um aumento de 1,4% de viagens turísticas (48,3 milhões de viagens). Para além do facto de Paris ser a principal fonte de turistas para Portugal, mais de 34% dos turistas franceses repetem a visita ao nosso país e 90% ficaram muito satisfeitos com as férias em Portugal, enquanto 100% viram as expectativas satisfeitas ou superadas.

Pelas previsões da mesma entidade o crescimento médio anual até 2020 dita um aumento de 2,8% na procura turística francesa, 4,4% nos gastos turísticos e 5,9% nas vendas do sector turístico no mercado online.