Portugal no Top10 das melhores Marcas País da Europa

Portugal está entre as melhores Marcas País da Europa e do mundo, subindo no turismo três lugares até ao 7º lugar da tabela europeia e com uma ascensão de seis lugares até à 14º posição mundial.

Os dados são do Bloom Consulting Country Brand Ranking – Edições Turismo e Negócios 2019/2020, que avalia o desempenho e a atractividade da marca de quase 200 países e territórios. O ciclo favorável que Portugal atravessa no que toca à atracção de turistas é visível na estabilidade das receitas turística, no desempenho nas procuras online e na estratégia de marca nas redes sociais.

Os dados do ranking mostram que os Estados Unidos da América têm a Marca País mais forte do mundo, em turismo e investimento. No restante Top10 foram cinco as Marcas País que conseguiram marcar presença em ambas as dimensões, em concreto Hong Kong, Reino Unido, Itália, França e Alemanha.

Na edição que se prende com o turismo, a Europa viu destinos tradicionais como França e Alemanha a perder terreno, embora ainda dentro do Top10 mundial, sendo ultrapassados pela Itália, no 7º lugar mundial. Apesar do Brexit, o Reino Unido situa-se no quarto lugar, enquanto a Espanha assegura a terceira posição no ranking mundial.