Portugal tem 360 bandeiras azuis e oito são novas

Mesmo num ano atípico como o que vivemos, as praias portuguesas vão hastear as suas bandeiras azuis e para a época balnear de 2020, que tem início marcado para 6 de Junho, vão ser 360 as bandeiras que serão içadas em praias oceânicas e fluviais, mais 8 que o ano passado. O Algarve continua a ser a região com mais bandeiras azuis.

Um total de 360 praias – 322 costeiras e 38 fluviais – foram este ano galardoadas com bandeira azul. Ao todo, há mais 8 praias galardoadas face ao ano passado (novas entradas na lista), algumas em zonas urbanas do Porto (Castelo do Queijo) e Lisboa (Caxias e Paço d’Arcos), a que se somam 6 reentradas. As novidades são as seguintes: Castelo do Queijo (Norte), Árvore (Norte), Pedrógão Sul (Centro), Mamôa (Centro), Costa de Lavos (Centro), Caxias (Tejo), Paço d’Arcos (Tejo), Foz do Sizandro (Tejo), Amieira (Alentejo), Marina de Portimão (Algarve), Sargentos (Açores), Prainha (Açores), Barro Vermelho (Açores) Banda D’Além (Madeira).

O Algarve continua a ser a região no país com maior número de bandeiras azuis, um total de 87,seguindo-se a região Norte (76), Tejo (57), Centro (46), Alentejo (36), Açores (42) e Madeira (16).

Devido à pandemia da covid-19, o tema que vai ser utilizado este ano na época balnear é “De volta ao mar, com a atitude de mudar”, avançou a Associação Bandeira Azul, e vai ser às entidades responsáveis pela praia, pela marina ou pela embarcação galardoada que vai competir implementar as regras extraordinárias no seu espaço.

Consulte aqui os locais galardoados com bandeira azul em 2020.