Profissões do Turismo em destaque na Turisver de Dezembro

Pode ser já lida online, na íntegra, a edição especial de Dezembro da revista Turisver. Com ela se assinalam 31 anos de publicação ininterrupta e, como vem acontecendo desde há alguns anos, trata-se de uma edição temática, desta feita dedicada às “Profissões do Turismo”.

Porque quando se fala de profissões do turismo se fala de pessoas, fomos conversar com profissionais de diferentes áreas, para sabermos como é o seu dia-a-dia. Em muitos casos falámos com profissionais que desempenham o seu papel longe do consumidor mas contribuindo para que este tenha o que desejam quando está num hotel, aluga um carro, compra uma viagem ou cruzeiro ou passeia por uma região do país.

Falámos de formação e demos a palavra ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, falámos das profissões em geral, do serviço, do talento e da paixão de bem servir, de empregabilidade e novas saídas profissionais. Demos voz a uma directora de marketing na área da hotelaria (Catarina Pádua, da Vila Galé), a uma responsável da área dos incentivos (Isabelle Grignola, Corinthia Lisbon), a um director de engenharia (António Rolha, Lisbon Marriott), a uma governanta geral (Guiomar Brissos, Bairro Alto Hotel) e a um responsável de recepção (Valentim Raposo, Dom Pedro Marina). Falámos com um director de F&B (Nuno Pinheiro, Tryp Lisboa Caparica Mar), e um director comercial (Luís Santos, Turim Hotéis) e fomos saber como é o dia-a-dia de um chefe executivo de cozinha (Eddy Melo, InterContinental Lisbon).

Em áreas completamente diversas, fomos saber quais as funções que desempenha um presidente de uma Entidade Regional de Turismo e de uma Agência Regional de Promoção Turística (Pedro Machado, Turismo do Centro). Falámos com um director-geral de uma companhia de cruzeiros em Portugal (Eduardo Cabrita, MSC Cruzeiros), com um director de vendas e marketing de uma rent-a-car multinacional (Fernando Fagulha, Europcar) e com um director de contratação e produto de um operador turístico (Ricardo Freixinho, Soltrópico).

Como refere o director da Turisver no seu editorial, este “é um trabalho necessariamente incompleto, estamos conscientes disso, mas através destes profissionais estendemos o nosso abraço a todos os outros que, nas suas áreas, contribuem para potenciar o turismo enquanto actividade económica com um foco muito particular no serviço”.

Para aceder à edição online basta “clicar” na capa da edição que aparece à direita na homepage do nosso site, em www.turisver.com ou através da newsletter diária, no caso dos assinantes,