Programa ‘Açores recebe bem’ vai chegar a todos os concelhos da região em 2019

O programa ‘Açores recebe bem’, que visa formar e capacitar os profissionais do turismo no domínio do atendimento, vai chegar a todos os concelhos da região já no próximo ano.

Para a secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, citada no portal do Governo Regional, este programa é “uma mais-valia” para “ajudar a consolidar uma cultura de serviço e de bem receber” no arquipélago.

Marta Guerreiro falava, em Angra do Heroísmo, na apresentação deste programa promovido pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, em parceria com o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, e decorre até 2020. Pretende qualificar o destino, com enfoque nas pessoas e no desenvolvimento de uma cultura de serviço,

O IPDT fará o aconselhamento, acompanhamento e monitorização do projecto, bem como a elaboração de campanhas e programas de sensibilização até 2020, ao mesmo tempo que dará apoio à definição da metodologia de implementação de ferramentas de um conjunto de estudos e análises de dados que pretendem monitorizar o PEMTA, destacando-se a sua operacionalização através do Observatório de Turismo dos Açores e do Serviço Regional de Estatística dos Açores.

A titular da pasta do Turismo adiantou que serão desenvolvidos workshops dirigidos a vários sectores, nomeadamente actividades turísticas, restauração, hotelaria ou guias turísticos, “onde se pretende envolver cerca de 600 participantes, num conjunto de 25 workshops a distribuir por todos os concelhos do arquipélago dos Açores”. O primeiro terá lugar a 9 de Janeiro, nos concelhos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

Estes workshops vão dar origem ao manual ‘Açores recebe bem’, que será divulgado junto do ‘trade’ açoriano. Propõe-se assim criar uma cultura de serviço e de bem receber no destino, trabalhando conteúdos relacionados com a satisfação e gestão de reclamações e a definição dos padrões de serviço do turismo.

“É verdade que já somos conhecidos pela nossa hospitalidade e pelo bem receber, mas podemos, e devemos, empenhar-nos, trabalhando mais estas características”, afirmou a governante, acrescentando que, para “proporcionar momentos únicos a quem nos visita”, é necessário “elevar os nossos padrões de qualidade e saber potenciar os nossos recursos”.

Marta Guerreiro salientou ainda que “uma cultura de serviço e bem receber nos Açores” será o mote de trabalho a desenvolver na região durante os próximos meses, consolidando “uma estratégia atenta aos novos desafios de mercado, numa era de constante mudança”, dotando “as instituições e os profissionais do sector de mais e melhores ferramentas e recursos para que possam proporcionar verdadeiras experiências inesquecíveis a todos aqueles que escolhem os Açores como destino de férias”.