Açores: Quartel do Carmo integra programa Revive

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, assinaram com a Câmara Municipal da Horta, no dia 9 de Dezembro, um memorando de entendimento para a integração do Quartel do Carmo, localizado na cidade da Horta, no programa Revive.

Construção original do século XVII, como convento e posteriormente destinado ao uso militar, o Quartel do Carmo, situado na Ilha do Faial, encontra-se desocupado há mais de dois séculos. Torna-se agora o primeiro imóvel situado nas Regiões Autónomas a integrar a lista de 30 edifícios a requalificar através do programa Revive, com o concurso para a sua concessão a ser lançado em 2017.

O programa Revive, numa iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, Cultura, Defesa e Finanças, irá permitir a requalificação de 30 imóveis de elevado valor patrimonial, abrindo a possibilidade de investimentos privados que os afectam à exploração de actividades económicas, nomeadamente nas áreas da hotelaria, restauração, actividades culturais, outras formas de animação e comércio.

Pretende-se dinamizar este processo através de uma linha de financiamento reembolsável de 150 milhões de euros, que está a ser construída entre o Turismo de Portugal e o Sistema Nacional de Garantia Mútua, com prazos dilatados e adequados ao investimento necessário à requalificação dos imóveis. Até ao final deste ano de 2016 serão conhecidos os restantes imóveis a requalificar.