Receitas do turismo até Novembro ultrapassaram total de 2018

Os dados divulgados pelo Banco de Portugal, citados pelo Ministério da Economia em nota à imprensa, revelam também que no mês de Novembro do ano passado as receitas geradas pelo sector aumentaram 9,8% face ao mesmo mês de 2018.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, as receitas do turismo no passado mês de Novembro atingiram 984 milhões de euros, montante que reflecte um aumento de 9,8% face ao período homólogo. Já no que toca ao valor acumulado de Janeiro a Novembro de 2019, as receitas do turismo atingiram os 17,1 mil milhões de euros, superando o registado no total do ano de 2018. Considerando também o acumulado dos primeiros 11 meses de 2019, as exportações do turismo representaram 54,2% das exportações de serviços, um aumento de 2,1 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em nota à imprensa, o Ministério da Economia sublinha que “o sector do turismo continua a registar crescimentos significativos dos principais indicadores estatísticos, confirmando que 2019 foi um excelente ano turístico, reforçando o contributo do sector para a economia portuguesa”.

A mesma nota recorda que, de acordo com os dados recentemente publicados pelo INE, “os dados da procura no alojamento turístico registam igualmente máximos históricos em Novembro, com aumentos de 12,5% do número de hóspedes, +7,2% nas dormidas e +10,2% nos proveitos”.

A propósito dos dados do INE e do Banco de Portugal, a secretária de Estado do Turismo comentou que “o Turismo continua a bater recordes e a demonstrar uma capacidade de crescimento de forma sustentável em termos de valor, ao longo de todo o território e ao longo do ano”. Rita Marques assinalou também a importância de diversificar mercados para que os resultados continuem a atingir novos máximos.