Receitas do Turismo ultrapassam 1,5 mil milhões de euros em Junho

Dados do Banco de Portugal divulgados esta quarta-feira, 21 de Agosto, dão nota de um aumento o de 8,8% das receitas do turismo do mês de Junho, que  somaram mais de 1,5 mil milhões de euros. No primeiro semestre, foram atingidos 7,3 mil milhões de euros (+6,5% em termos homólogos).

Face ao mesmo mês do ano passado, os dados revelados pelo Banco de Portugal indicam um aumento de cerca de 126 milhões de euros nas receitas de Junho deste ano.

Em nota à imprensa, a Secretaria de Estado do Turismo sublinha que o “este crescimento mensal de receitas reflecte uma cada vez maior diversificação de mercados”, uma vez que entre os mercados que apresentam maior crescimento estão os Estados Unidos (+26,9%), a Espanha (+17,2%) e o Brasil (+16,7%).

No acumulado do primeiro semestre do ano, as receitas atingiram 7,3 mil milhões de euros, numa subida de 6,5% e quase 450 milhões de euros a mais, face ao período homólogo. No que toca aos mercados, destaque para o crescimento a dois dígitos dos fluxos turísticos provenientes dos Estados Unidos (+26,1%), Itália (+18,5%), Brasil (+12,8%) e Espanha (+10,4%).

O saldo da balança turística cresceu 8,7% em Junho atingindo 1,1 mil milhões de euros e em termos acumulados a subida situou-se nos 4,6% traduzindo um total de 4,8 mil milhões de euros.

Comentando os resultados agora conhecidos, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirma que “o turismo continua a crescer em valor, de uma forma diversificada em termos de procura turística”. Desta forma, acrescenta, “é importante continuarmos este trabalho junto destes mercados emissores, promovendo um turismo sustentável e de futuro”.