Rede Aldeias Históricas de Portugal promove cimeira sobre destinos turísticos alternativos

Definir o conceito de “Destino Turístico Alternativo” e sensibilizar para a necessidade de haver uma política comum direccionada para esta temática é objectivo da “International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders”, que terá lugar entre os dias 15 e 17 de Novembro, em Idanha-a-Velha.   

Esta cimeira internacional é promovida pela Associação Aldeias Históricas de Portugal (12 destinos), primeiro território do planeta prestes a receber a certificação Biosphere Destination.

Num esforço por promover uma gestão orientada pela conservação do território e a cultura das suas gentes, a associação Aldeias Históricas de Portugal, enquanto gestora de uma área turística, “tem sentido a ausência de uma política comum e de medidas claras de intervenção no território. A ideia de promover a “International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders” nasce dessas dificuldades”, refere nota da associação.

Nesse sentido, são sete as necessidades identificadas pela associação Aldeias Históricas de Portugal que vão merecer discussão e reflexão por parte de oradores nacionais e internacionais, mas também dos participantes, que podem intervir de forma presencial ou através de streaming.

Reflexão e definição do conceito “Turismo/Destino Turístico Alternativo”; Mecanismos de actuação e de regulação focados na sustentabilidade, cooperação, qualificação do destino e seus agentes; Políticas de financiamento adaptadas aos territórios e seus agentes; Medidas específicas de gestão orientadas para um turismo responsável e sustentável; Formas de cooperação no sector da distribuição e comercialização; Referencial para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais para os destinos turísticos alternativos à escala internacional; Plano de trabalho para a criação/consolidação de áreas/destinos transfronteiriços, são as temáticas que vão ser desenvolvidas durante os três dias de cimeira.

Para efeitos de inscrição, ceder ao www.responsibletourisminstitute.com/en/event/aldeias/