Região de Lisboa assinala Dia Mundial do Turismo

Passeios de barco, provas de vinho, oferta de gerberas, visitas guiadas ao Castelo de Palmela, degustação de produtos regionais e debate sobre a Acessibilidade Universal são algumas das actividades programadas.

Na região de Lisboa as acções comemorativas preparadas para 27 de Setembro são variadas e algumas vão mesmo prolongar-se durante o fim-de-semana.

Porque é o maior produtor de gerberas da Península Ibérica, o Montijo vai assinalar a data ofertando esta planta aos turistas. Este é um dos municípios da região onde as comemorações se vão prolongar durante o fim-de-semana, com iniciativas como “Mercado à Mesa” e “Compro no Mercado” a acontecerem no sábado, 1 de Outubro, enquanto no domingo, dia 2, será realizado um Passeio no Tejo, com inscrição gratuita.

Em Palmela, o dia 27 de Setembro é assinalado com visitas guiadas ao Castelo, entre as 11h00 e as 16h00 (inscrições gratuitas), e com degustação de tibornas com conserva de sardinha e prova de um vinho, das 10h00 às 19h00, na Casa Mãe da Rota de Vinhos.

No Seixal o Dia Mundial do Turismo é comemorado com um passeio à vela a bordo do varino “Amoroso”, embarcação tradicional do Tejo, com partida da Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos em direcção ao Seixal. O programa decorre no dia 27, entre as 10h00 e as 16h00, é gratuito e sujeito a inscrição prévia, incluindo também visita à Quinta da Fidalga e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.

Por sua vez, no Barreiro a efeméride é assinalada com várias actividades gratuitas como circuitos turísticos, que incluem a visita aos famosos Moinhos de Alburrica, bem como audioguias em passeios de bicicleta.

Já Vila Franca de Xira apresenta, a 27 de Setembro, o Programa de Comercialização e Venda dos Produtos das Empresas que operam na Centralidade Arco do Tejo e debate o tema “Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal”. Uma iniciativa apoiada pela ERT-RL (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa), que decorre no Auditório da Fábrica das Palavras, das 09h30 às 12h30.

“À descoberta de Alcochete”, uma visita guiada gratuita ao núcleo antigo, é a proposta da autarquia para assinalar este dia.

Sintra associa-se às comemorações com o Festival de Estátuas Vivas de Sintra 2016, no primeiro fim-de-semana de Outubro.