Região Norte aposta no turismo religioso

A Associação de Turismo do Porto e Norte, que está a desenvolver diversas acções de promoção internacional da região focadas no turismo religioso, agregou recentemente numa iniciativa 30 operadores turísticos internacionais.

A iniciativa teve como ponto de partida uma visita ao Centro de Interpretação da Rota do Românico, em Lousada, seguindo-se a visita a outros pontos de interesse turístico na região, terminando em Braga, com uma acção de network entre os operadores turísticos e as empresas associadas da ATP, de modo a estabelecerem os contactos necessários para a estruturação de produtos turísticos e novas experiências no âmbito do turismo religioso.

O encontro teve como objectivo apresentar a Região Norte como um polo de interesse, no que diz respeito ao património religioso e cultural. Na iniciativa participaram 30 operadores turísticos internacionais, de mercados como a Austrália, Colômbia, Estados Unidos da América, Brasil, Itália, Europa Central e Europa de Leste, Índia, Angola, Egipto, Filipinas, México ou Bolívia.

Para Rui Pedro Gonçalves, director executivo da ATP, este tipo de acções tem um impacto importante e apresenta-se com maior eficácia na promoção turística da região: “Ao terem o contacto directo e vivenciarem as experiências que temos para oferecer, os tours operadores vão estar mais capacitados par apresentarem a região junto do cliente final, numa perspectiva pessoal e que será capaz de influenciar a decisão final do cliente”.