Regiões ultraperiféricas discutem transportes na Madeira

A partir desta segunda-feira até dia 24, o Funchal recebe a XXI Conferência dos presidentes das nove regiões ultraperiféricas da União Europeia. Em discussão vai estar “o transporte marítimo e aéreo: desafios e oportunidades”.

A reunião vai contar com a presença de governantes da Madeira, Açores, Canárias, Guadalupe, Guiana Francesa, Reunião, Martinica, Maiote e São Martino, bem como de representantes dos Governos de Portugal, Espanha e França e de um grupo de elementos da União Europeia liderado pela Comissária para a Política Regional, Corina Cretu.

O programa da Conferência, que inclui a assinatura de um protocolo de cooperação entre os nove territórios, começa esta segunda-feira com uma reunião do Comité de Acompanhamento da RUP (Regiões Ultraperiféricas).

No dia 23, na sessão de parceria, vão intervir os presidentes das RUP, representantes dos membros do Parlamento Europeu e dos governos de Portugal, Espanha e França. Neste dia haverá uma intervenção da Comissária Europeia Corina Cretu que irá também, realizar visitas técnicas a várias empresas.

À margem da conferência, na manhã do dia 22, a responsável vai visitar vários locais na ilha da Madeira para ver as intervenções em escarpas e ribeiras efectuadas na sequência das cheias da intempérie de 20 de Fevereiro de 2010 e dos incêndios deste ano.