Revive: Aberto concurso para concessão do Palacete dos Condes

Localizado em São João da Madeira, o Palacete dos Condes é um dos 16 imóveis integrados na 2ª fase do programa Revive. Os interessados têm até 9 de Março para apresentar propostas, segundo anunciou o Governo, no sábado, 7 de Dezembro, avançando que ali poderá surgir uma unidade hoteleira de até 70 quartos.

Exemplar da denominada “arquitectura dos brasileiros”, e datando da “viragem” do sec. XIX para o sec. XX, o Palacete dos Condes é um dos 16 imóveis abrangidos pela segunda fase do Programa Revive, que vieram somar-se aos 33 que integraram a primeira fase deste programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias locais. O imóvel agora colocado a concurso é o 20.º a ter concurso aberto para a concessão da sua exploração.

Com 5.237m2 de área bruta total de construção, o Palacete dos Condes será concessionado a 50 anos fins turísticos como estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas ou superior, estimando o Governo que, face à dimensão do edifício, a unidade hoteleira a ser ali instalada poderá ter cerca de 70 quartos. O caderno de encargos do concurso fixa como valor mínimo de renda anual 18.264 euros.

Recorde-se que até agora já foram adjudicadas 11 concessões. No seu total, representam rendas anuais superiores a 2 milhões de euros e um investimento privado superior a 100 milhões na recuperação de património público.

De acordo com uma nota do Ministério da Economia, prevê-se para breve o lançamento do concurso para concessão do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.