Vila Galé transforma Coudelaria de Alter em hotel temático com 76 quartos

O Grupo Vila Galé vai investir cerca de oito milhões de euros na recuperação da Coudelaria de Alter após ter ganho a concessão do espaço, ao abrigo do Programa Revive.

De acordo com nota de imprensa da Secretaria de Estado do Turismo divulgada esta segunda-feira, o projecto vencedor prevê a construção de um hotel temático de 4 estrelas com aproximadamente 76 quartos, distribuídos pela Casa de Campo, pelas antigas cavalariças, pelo edifício administrativo e pelas antigas pocilgas. A Enoteca e o Lagar serão também utilizados em eventos temáticos.

A unidade hoteleira que vai nascer neste espaço terá também um Spa e um restaurante, com uma forte aposta na gastronomia regional.

Trata-se do segundo projecto no âmbito do Revive a ser concessionado ao Grupo Vila Galé. Já em 2016 foi assinado, na Câmara de Elvas, o contrato de exploração do Convento de São Paulo para aí instalar um hotel da marca Vila Galé. O projecto contempla 64 quartos, dois restaurantes com oferta gastronómica diferenciadora, bar e adega, biblioteca, piscina exterior e jardim de Inverno, Spa da marca Satsanga com piscina interior e um grande salão de eventos. Fonte de inspiração para o novo hotel são as fortificações portuguesas espalhadas pelo mundo.

Refira-se que a Coudelaria de Alter, a mais antiga e notável coudelaria portuguesa (fundada em 1748 pelo rei D. João V) assume-se como um importante pólo de dinamização e estruturação do turismo equestre nesta região.

O Revive é um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, que pretende valorizar e recuperar o património sem uso, para fins turísticos. Até ao momento foram lançados sete concursos ao abrigo do Programa Revive, sendo que o da Coudelaria de Alter é o quarto a ficar concluído.

A mesma nota da Secretaria de Estado do Turismo refere, por outro lado, que serão lançados em breve os concursos de concessão da Casa de Marrocos (Idanha-a-Nova), do Convento de São Francisco (Portalegre) e do Convento de Santo António dos Capuchos (Leiria).