“Revive é um ovo de Colombo”, considera a secretária de Estado do Turismo

O Revive foi um dos destaques da intervenção da secretária de Estado do Turismo no XV Congresso da ADHP, com a governante a dar nota que o programa, que classificou como “exemplar” e verdadeiro “ovo de Colombo”, vai seguir para uma nova área, o Revive Natureza, que deverá estar pronto a ser lançado no final deste mês.

“O Revive tem sido um sucesso, um projecto exemplar do que são as parcerias”. Neste caso, frisou, “os organismos públicos deram um exemplo extraordinário ao conseguirem montar um programa que está a ser um sucesso” e que funciona como um “instrumento para gerar atractividade no país ao longo de todo o ano”
Com o Revive, acrescentou a governante, “estamos a abrir o mapa turístico de Portugal” mas o programa só está a funcionar com todo o êxito que tem registado porque “o território está a funcionar, está a mexer-se e a criar produto”.

Ana Mendes Godinho avançaria ainda que está já fechado mais um concurso, o relativo ao Convento do Carmo, no Faial (Açores), imóvel do séc. XVII, para o qual exigem duas propostas, devendo o vencedor ser anunciado muito em breve.

Porque “estamos no início de uma revolução”, sendo necessário “diversificar a oferta, olhar para as especificidades do território”, o programa vai agora assumir uma nova fórmula, o Revive Natureza. “Vamos avançar com o Revive Natureza, com uma lógica de aproveitamento das antigas casas de abrigo e dos guardas-fiscais que estão abandonadas”, afirmou Ana Mendes Godinho, adiantando que este programa, que deverá ser lançado até ao final deste mês, está a ser trabalhado em conjunto com os ministérios da Agricultura, Ambiente e Administração Interna.

“Já estamos a identificar a próxima fase do Revive, já internacionalizámos o Revive, ou seja, o Revive é um ovo de Colombo. Temos um objectivo comum: abrirmos o mapa turístico e afirmarmos cada vez mais Portugal como destino único, autêntico e imperdível e nada melhor que aproveitar o património para isso e sem complexos”, concluiu.