Rooms Against Covid já assegurou mais de 4.000 noites a profissionais de saúde

A iniciativa Rooms Against Covid, que conta com mais de 1.500 propriedades disponíveis em quase todo o território português, já assegurou mais de 4.000 noites a mais de 500 profissionais de saúde em isolamento para evitar contaminação dos seus familiares, ou em realocação profissional.

A plataforma desenvolveu-se e abrange actualmente diversas profissões que envolvam o contacto directo e permanente com pessoas infectadas. Além de encontrar alojamento temporário e gratuito, operacionaliza também parcerias com empresas solidárias que disponibilizem os seus serviços a preços simbólicos, como serviços de petsitting, instalação de fechaduras electrónicas ou entrega de compras.

Ainda que com a sensação de objectivo cumprido, Mário Mouraz, responsável do projecto, avança que “apelamos à comunidade que nos ajude a chegar a mais profissionais na linha da frente, para que possam ter conhecimento desta possibilidade que os protege a si e aos seus”, ao mesmo tempo que “apelamos a que mais proprietários de AL disponibilizem as suas casas, para também elas integrarem esta árdua luta”.

Este projecto conta com o apoio do Turismo de Portugal, com a AHP e o Click2Portugal a estabeleceram a ponte com hotéis que ainda não estejam disponíveis, e a ALEP a estar encarregue da gestão das unidades de alojamento local, assim como o grupo do Facebook “Alojamento Locais – Esclarecimentos”. Surge dentro do movimento #tech4Covid19, que já conseguiu reunir mais de 5.000 voluntários sob o mote de unir o talento português no desenvolvimento de soluções tecnológicas que ajudem a população a ultrapassar os desafios da pandemia.